Médicos

Como melhorar a relação entre médico e paciente

Como melhorar a relação entre médico e paciente

Em tempos de telemedicina, o relacionamento entre médico e paciente sofre impacto. A distância física e a falta do “olho no olho”, cada vez mais comuns na área da saúde, precisam ser contornadas de alguma maneira. É aí que entra a busca por um atendimento humanizado, capaz de estabelecer um vínculo duradouro entre as duas partes.

Importância do relacionamento entre médico e paciente

A relação médico e paciente se baseia na confiança. Quando alguém procura um consultório, é porque acredita que o profissional trará as respostas para seus questionamentos.

Nesse contexto, cabe ao bacharel entender as dores da pessoa atendida, tanto no sentido literal quanto no figurado. A consulta é o momento não só de examiná-la, mas também de acalmar seus ânimos e explicar o que pode ser feito para ela levar uma rotina mais saudável.

Quanto mais espontânea e sincera for a comunicação, melhor. Isso cria uma conexão genuína entre os sujeitos. O médico transmite credibilidade, segurança e cuidado para com o paciente. Já este, sentindo-se acolhido, pode virar um cliente para a vida toda. 

Ou seja: melhorar a relação com o público de sua clínica é uma medida necessária para fidelizar a clientela. Isso garante mais atendimentos futuros.

Sugestões para melhorar a relação entre médico e paciente

Mas, afinal, como o relacionamento entre médico e paciente pode ser aprimorado? Como humanizar essa relação? A seguir, trazemos algumas sugestões:

Escute com atenção

A primeira dica pode parecer óbvia, mas infelizmente há médicos que não escutam as pessoas assistidas. Faça um esforço para demonstrar que esse não é o seu caso.

Um simples gesto de assentir com a cabeça, enquanto o interlocutor fala, mostra que você está de ouvidos abertos. E, claro, responda qualquer dúvida que o paciente apresentar, por mais singela ou inusitada que seja.

Dica: Como fazer uma boa gestão do consultório médico

Facilite a compreensão

Quando for a sua vez de falar, use um palavreado simples. Havendo necessidade de apresentar termos técnicos, “traduza-os” em seguida.

Lembre-se de que o paciente é leigo no assunto, então deve ser guiado para compreender o próprio diagnóstico. Porém, como se trata da saúde dele, o indivíduo tem todo o direito de saber por que sente determinados sintomas, o que os medicamentos vão fazer em seu corpo, etc.

Evite atrasos

Quem marca uma consulta médica se programa em função daquele compromisso. Portanto, o mínimo que espera é ser atendido na hora certa.

Cumpra os horários. É sinal de respeito com o trabalho, a família e todos os afazeres que o paciente ainda terá naquele dia. Uma plataforma on-line para agendamento pode ajudar você a organizar os atendimentos do período.

Dica: Como escolher uma plataforma de telemedicina

Invista no pós-atendimento

Depois da consulta, vale a pena enviar uma pesquisa de satisfação para o e-mail do cliente. Assim você consegue monitorar como foi a experiência e descobre os aspectos nos quais pode melhorar.

Manter presença nas redes sociais também é uma forma de estreitar a relação médico/paciente. Esse será o meio para você divulgar informações científicas, tirar dúvidas dentro de sua especialidade e até prospectar novos públicos.

Telemedicina mais fácil com Anexth

Gostou das dicas? Então aproveite para colocar essas sugestões em prática com Anexth.

A plataforma oferece um canal seguro e eficiente para teleconsultas por videoatendimento. Você ainda pode compartilhar exames e enviar prescrições digitais com facilidade, tudo num só lugar. Acesse o site e confira os detalhes.

Categorias: Médicos