Paciente

Receita digital: entenda como funciona

Receita digital: entenda como funciona

receita digital é mais uma aliada de médicos e pacientes na hora de realizar consultas a distância. O documento, também conhecido como prescrição eletrônica, pode ser emitido pela internet. Isso permite adquirir medicamentos controlados sem sair de casa, com toda a segurança!

Quer entender como essa tecnologia funciona? Então siga conosco. Vamos apresentar uma plataforma de telemedicina superfácil de usar.

O que é uma receita digital?

receita digital é uma prescrição de remédios como qualquer outra. A diferença é que ela é criada no computador e o paciente tem acesso ao conteúdo via internet

Não se trata de uma fotocópia nem de uma versão virtual da receita impressa. Afinal, vale lembrar que as farmácias aceitam somente documentos originais para a retirada da mercadoria. 

O que temos, isto sim, é mais uma ferramenta da chamada telemedicina, o atendimento médico de maneira remota. Essa prática ganhou destaque no Brasil devido à pandemia de Covid-19. Se a consulta por videochamada, para preservar o distanciamento social, já se tornou comum, nada mais natural que obter uma prescrição eletrônica no celular ou em outro dispositivo, né?

Como a prescrição eletrônica funciona para os pacientes?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibiliza modelos de receita digital, atestados e outros documentos de saúde para download. O médico acessa o site, baixa esse material e preenche conforme necessário. Ele ainda inclui um certificado digital no padrão ICP-Brasil, uma espécie de assinatura.

Depois, a prescrição eletrônica é emitida em formato PDF. Esse arquivo pode ser encaminhado tanto para o paciente quanto diretamente para a farmácia, via e-mail, WhatsApp ou uma plataforma própria para essa função.

A validação do conteúdo é feita por meio do Validador de Documentos Digitais. Essa iniciativa é uma parceria do CFM com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Basta ir ao endereço eletrônico e enviar o arquivo PDF. Então, o sistema acusa se o CRM do médico está válido e se a receita digital é autêntica. 

Vale lembrar que nem todos os medicamentos podem ser receitados nessa modalidade. Ainda assim, a alternativa on-line é útil para prescrever diversas categorias de remédios. Entre elas:

  • Antimicrobianos;
  • Ansiolíticos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Antidepressivos, 
  • Antipsicóticos;
  • Controladores de hormônios.

Dica: Inovações tecnológicas da saúde para facilitar a sua vida

Quais são as principais vantagens da prescrição eletrônica?

Um dos maiores benefícios da receita digital é a comodidade. Você não precisa sair à rua para adquirir seus medicamentos, pois a prescrição pode ser enviada diretamente à farmácia (e a maioria desses estabelecimentos conta com compra on-line e tele-entrega, facilitando ainda mais a logística).

Em tempos de pandemia, quando o melhor a se fazer é ficar em casa, essa tecnologia é muito bem-vinda! Ela também facilita a vida de pessoas que moram no interior ou que têm dificuldade de locomoção. Nesses casos, até mesmo a ida à farmácia mais próxima costuma ser complicada.

Ou seja: ninguém mais precisa interromper o tratamento porque não teve acesso aos remédios. Basta aderir às vantagens da telemedicina.

Dica: Mitos e verdades sobre como se proteger do coronavírus

Além disso, o registro eletrônico otimiza o trabalho do médico. O profissional de saúde tem acesso fácil a todo o histórico de medicações do paciente. Dessa forma, fica mais simples entender o quadro clínico, já que as informações estarão ali, a um clique do mouse (ou do dedo). 

E ainda tem a questão da segurança. A receita digital reduz as chances de fraudes, visto que vai direto do computador do médico para o sistema da farmácia. Essa, por sua vez, consegue verificar a autenticidade do documento. Trata-se de um procedimento bastante confiável para resguardar o bem-estar dos pacientes, independentemente da distância.

Receita digital com Anexth

Agora que você já sabe como funciona a prescrição eletrônica, precisa conhecer a plataforma Anexth, um jeito simples de se conectar ao universo da telemedicina. Com o app, você realiza consultas por videochamada com seu médico. Depois, a receita digital pode ser enviada para qualquer farmácia cadastrada.

Quer conversar com seu farmacêutico por vídeo? Tirar dúvidas, fazer cotações? A plataforma também permite tudo isso.

O Anexth ainda fica responsável por armazenar seu histórico de saúde, para o caso de você querer uma segunda opinião com outro profissional. Garantimos a privacidade e a proteção dos dados.

Gostou? Então acesse nosso site e veja tudo que Anexth pode fazer por você.

Categorias: Paciente