Paciente

Receita digital: entenda como funciona

Receita digital: entenda como funciona

A receita digital é uma aliada dos médicos na hora de realizar consultas à distância. Graças à tecnologia que vem inovando cada vez mais e contribuindo para a área da saúde, surgiram possibilidades como a telemedicina e as receitas médicas digitais. 

E, devido a pandemia do coronavírus, o Governo legalizou a lei 13.989/20, a fim de permitir consultas a distância, de forma temporária, através de plataformas online. Para conhecer mais sobre prescrições virtuais, acompanhe essa matéria.

Entenda como a receita digital funciona. Aliás, conheça as principais vantagens e quais os remédios que podem ser prescritos dessa maneira. Além disso, saiba o que a plataforma digital Anexth pode fazer por você.

Como funciona para os pacientes?

As receitas médicas digitais são uma prescrição virtual, enviada em um arquivo de formato PDF. Desse modo, podem ser encaminhados para os pacientes ou diretamente às farmácias. Assim, você pode receber sua receita por:

  • E-mail;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • Ou em plataformas digitais próprias.

O documento também pode ser encaminhado a qualquer farmácia que faça entregas. Dessa forma, você não precisa sair para comprar remédios que necessitam de prescrição.

Outra vantagem é que você não precisa imprimir a receita. Portanto, basta que a farmácia aceite a receita em formato digital.

Afinal, o que é uma receita digital?

Uma das profissões mais antigas, a medicina, vem mudando e se inovando com o tempo. Assim, o que mais representa essas mudanças é a chamada telemedicina

Como o nome sugere, é a prática da medicina sendo realizada à distância, através de uma tela de um dispositivo eletrônico, como computador ou celular. Atualmente, ela ganhou mais destaque devido a pandemia da Covid-19, pois, com o isolamento social, a consulta virtual é a opção mais segura para todos.

A receita digital é uma prescrição de remédios online para os pacientes. O documento é criado no computador e o paciente tem acesso através da internet. Vale ressaltar que a prescrição digital não é uma fotocópia de uma receita original impressa. Aliás, esse tipo de receita digitalizada não é nem aceita nas farmácias. 

Como ela é validada?

Através do Validador de Documentos Digitais. Dessa forma, esse site foi criado pelo Governo Federal em parceria com:

  • Instituto Nacional de Tecnologia da Informação;
  • Conselho Federal de Medicina;
  • E o Conselho Federal de Farmácia.

Com essa plataforma, tanto médicos, pacientes e farmacêuticos têm acesso garantido. Desse modo, é permitido:

  • Autenticar atestados;
  • Relatórios médicos;
  • Validação de receita digital;
  • E solicitar exames.

Basta acessar o endereço eletrônico e enviar o arquivo PDF. Após isso, o sistema acusa se o CRM do médico está válido. Inclusive, se o documento prescrito é autêntico. 

Quais são as principais vantagens da prescrição digital?

Para os pacientes, a maior vantagem é não precisar sair de casa. Sobretudo, neste período de pandemia e isolamento. Desse modo, você continua realizando suas consultas e seu tratamento não é interrompido. 

Além disso, também é vantajoso para pessoas que moram no interior. Pois, nem sempre encontram a ajuda médica que necessitam em suas cidades e precisam procurar especialistas de outras localidades.

Pacientes com dificuldade de locomoção também são favorecidos, pois conseguem ter acesso às receitas sem depender de ninguém e sem precisar sair.  

Outro benefício é que seu médico tem fácil acesso ao seu histórico. Dessa forma, fica muito mais simples porque todas as suas informações estarão ali, a um clique do mouse. 

Uma vantagem extremamente importante é que a receita médica digital reduz as chances de fraudes. Pois, a prescrição vai direito do sistema do médico para o da farmácia. Dessa forma, o processo é mais seguro.

A credibilidade do médico fica assegurada, assim como das farmácias. E acima de tudo, a saúde do paciente fica resguardada.

Quais remédios são prescritos por receita digital?

Os retinóides, talidomida e medicamentos controlados que exigem notificação de receita A – NRA, B1 e B2 só podem ser receitados de forma manual. No entanto, de acordo com a Anvisa, os medicamentos aprovados para prescrição digital são:

  • Antimicrobianos;
  • Ansiolíticos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Antidepressivos, 
  • Antipsicóticos;
  • Controlador de hormônios.

Para se conectar a esse universo médico digital, conheça o Anexth. Através dessa plataforma ou aplicativo no seu celular, você realiza teleconsultas com seu médico. Além disso, mostra seus exames e adquire prescrições.

O Anexth também fica responsável por armazenar suas informações e histórico médico. Desse modo, tudo é feito para sua total privacidade e segurança. 

Você também pode falar com seu farmacêutico por vídeo. Dessa forma, pode tirar dúvidas ou fazer cotações, tudo isso de forma simultânea. Portanto, baixe agora o Anexth e faça tudo em um só lugar.

Categorias: Paciente