Como fazer uma boa gestão do consultório médico

A missão de um profissional da saúde é assistir pessoas e salvar vidas, certo? Só que a gestão do consultório médico envolve muito mais: cadastro de pacientes, agendamento de horários, controle financeiro… Se você não dá conta de tantas tarefas, precisa encontrar maneiras de otimizá-las. Confira algumas dicas a seguir.
A boa gestão é o que garante a qualidade do serviço. Quando existem processos bem estruturados, o trabalho flui melhor e todos saem satisfeitos.
Vamos a um exemplo contrário para ilustrar. Imagine que houve um erro no agendamento e duas consultas foram marcadas para o mesmo horário. Um dos pacientes ficará sem atendimento e, frustrado, talvez nunca mais volte à clínica.
Esse cliente a menos significa menos dinheiro entrando no caixa. E, com uma receita reduzida, fica difícil pagar as contas do mês, investir em equipamentos e renovar o estoque de insumos. Ou seja: a qualidade do serviço acaba comprometida.
Entendeu como um simples equívoco pode virar um problemão? É por isso que você deve se preocupar com todos os aspectos da gestão do consultório médico. Agilidade, eficiência e atenção às necessidades do público são características indispensáveis para o sucesso do negócio.
É evidente que administrar um consultório não seria tarefa simples, principalmente para alguém mais interessado em realizar diagnósticos que fazer a contabilidade. Diante disso, aqui vão algumas sugestões para facilitar a gestão do local:
Existem sistemas que controlam automaticamente o agendamento de horários das consultas. O paciente pode usar um aplicativo de celular, ou mesmo um formulário no site, para escolher dia e hora do atendimento. E o software ainda envia lembretes para a pessoa não se esquecer do compromisso.
Clique no banner e conheça as vantagens da plataforma Anexth:
Tenha protocolos padrão para as atividades internas, como entrega de exames, limpeza das salas ou compra de materiais. Assim cada colaborador saberá o que precisa ser feito e quando executar a tarefa. Lembre-se de que as pequenas decisões do dia a dia não devem ficar nas mãos do gestor, senão ele perde tempo demais.
O controle financeiro é indispensável tanto na gestão do consultório médico quanto em qualquer outro projeto de vida. Uma planilha de gastos ajuda bastante. A regra de ouro é nunca gastar mais que o arrecadado. Além disso, vale a pena fazer uma projeção de despesas para precificar o valor-hora da consulta de maneira mais justa.
Estratégias de divulgação servem para atrair público e criar uma clientela fiel. No caso do marketing médico, há restrições do CFM em relação à publicidade, mas é possível usar as redes sociais para dar dicas de saúde, por exemplo. Isso eleva a credibilidade do profissional, gerando confiança no público.
A plataforma Anexth aproxima você ainda mais dos pacientes. Com ela, dá para fazer teleconsulta por videochamada de um jeito simples e rápido. Também é possível recorrer à prescrição digital gratuita de mais de 50 mil medicamentos cadastrados. Acesse o site e confira!
Esperamos que o conteúdo de hoje ajude você na gestão de seu consultório médico. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas. Até a próxima!
Categorias: Médicos