Paciente

Exames de rotina: saiba quais você deve fazer

Exames de rotina: saiba quais você deve fazer

Há quanto tempo você não faz um check-up? Os exames de rotina são essenciais para quem quer levar uma vida mais saudável. Controlando índices como glicemia e colesterol, por exemplo, é possível prevenir diversas doenças.

Hoje vamos falar das principais avaliações médicas para uma pessoa adulta. O ideal é realizá-las pelo menos uma vez ao ano, especialmente se você já passou dos 30, mas a frequência pode variar de acordo com seu histórico clínico. Na dúvida, procure um especialista.

Check-up: a importância de realizar exames de rotina

Prevenir é melhor que remediar, afirma o ditado. Essa lógica está diretamente ligada à realização do check-up. O procedimento tem como objetivo detectar possíveis anomalias no organismo.

Se os resultados dos exames aparecem alterados, podem indicar o início de uma doença. Nesse caso, o diagnóstico precoce colabora para um tratamento com altas chances de sucesso. Do contrário, quanto mais o tempo passa, mais grave tende a se tornar o quadro do paciente. E aí o caminho até a cura fica difícil.

Vale lembrar que problemas cardiovasculares e câncer estão entre as principais causas de morte no Brasil. Muitas vezes, são enfermidades silenciosas, que só apresentam sintomas quando estão num estágio avançado. Eis o motivo para recorrer a exames de rotina: eles podem apontar o que você já tem, mas seu corpo ainda não manifesta.

Clique no banner para conhecer melhor o app Anexth:

Quais são os principais exames de rotina?

Abaixo, listamos os exames mais comuns que muita gente inclui no check-up anual. Eles já dão um bom panorama de como anda a sua saúde. Porém, lembre-se: se você tem casos de doenças específicas na família, talvez precise acrescentar um ou outro teste a esse rol.

  • Hemograma – O exame avalia a quantidade de células de defesa no sangue, podendo indicar doenças graves.
  • Colesterol e triglicérides – Mede a quantidade de gordura, que pode afetar o metabolismo. Um índice elevado de LDL, ou colesterol ruim, está associado a maior risco de infarto e AVC.
  • Glicemia em jejum – Serve para identificar diabetes. Quando não tratada, essa doença crônica afeta os rins, prejudica a visão e pode até levar a amputações.
  • Sorologia – Testes desse tipo detectam a presença de vírus sexualmente transmissíveis, como HIV e HPV.
  • Teste ergométrico – Afere o esforço físico da pessoa. O objetivo é verificar se há anomalias no coração.
  • Mamografia e Papanicolau (para mulheres) – Indicados para pacientes com 40 anos ou mais, detectam lesões nos seios e no útero, respectivamente. Isso ajuda no diagnóstico precoce do câncer.
  • Toque retal e PSA (para homens) – Voltados a pacientes com 45 anos ou mais, colaboram na identificação do câncer de próstata.

Importante: a partir dos 60 anos, os check-ups devem ser mais frequentes. 

Testes como pesquisa de sangue oculto, TSH, ureia e creatinina também se tornam exames de rotina em algumas situações. Para saber quais são os mais indicados no seu caso, converse com um médico

A plataforma Anexth conecta você a especialistas do Brasil inteiro por meio de videochamada. É um jeito rápido e seguro de manter a saúde em dia. Conheça o app e viva essa experiência agora mesmo!

Categorias: Paciente