6 dicas para melhorar a gestão da farmácia

Otimizar recursos, cortar despesas e qualificar o atendimento são sugestões comuns para o sucesso de um negócio. Mas como fazer isso na prática? Hoje vamos explicar maneiras de você melhorar a gestão da farmácia, garantindo tanto a sustentabilidade econômica quanto a satisfação do público.
O segredo para dar certo é conhecer as demandas da própria empresa. Você deve entender quais são os pontos fortes e onde dá para corrigir falhas. Aqui vão algumas dicas que prometem facilitar esse trabalho:
Todos os processos internos da farmácia devem ser mapeados e organizados. Assim não há confusão sobre quais são as atividades do balconista, do farmacêutico ou do repositor, por exemplo. Desenvolva fluxogramas com as atribuições de cada colaborador e fixe-os num local de fácil acesso, como a porta do vestiário.
Mercadoria parada nas prateleiras significa prejuízo. Portanto, monitore a saída dos produtos para evitar excesso daqueles que o público compra só de vez em quando – ou pior: falta dos artigos com mais procura. Verifique, ainda, se todos os medicamentos e cosméticos estão dentro do prazo de validade.
Conhecendo o fluxo da loja, você também consegue ir atrás dos fornecedores certos. São aqueles que entregam produtos de qualidade, no prazo estipulado e a um preço justo. Dessa forma, seus clientes nunca ficarão sem o remédio de uso contínuo, o xampu preferido ou a fralda do bebê, pois sabem que encontrarão o que procuram.
A qualificação da equipe é um fator determinante para a boa gestão da farmácia. Isso porque colaboradores que passam por capacitações periódicas fazem o trabalho melhor e mais rápido. Que tal ensinar algumas técnicas de venda consultiva aos atendentes do balcão? Essa abordagem de entender as necessidades do consumidor e apresentar soluções ajuda a fidelizar a clientela.
Essa ferramenta de gestão consiste em estabelecer metas. Primeiro, tenha um objetivo: onde você quer chegar em um ano? Depois, determine como atingir esse objetivo: designe tarefas para sua equipe, dentro das possibilidades reais do negócio, e estipule um prazo para os resultados. Existem diversos métodos, como OKR e análise SWOT, que podem ser testados.
Clique no banner abaixo para conhecer todas as vantagens do Anexth:
Alguns softwares disponíveis no mercado facilitam bastante a gestão da farmácia. É possível controlar o estoque, organizar processos internos e monitorar metas de trabalho com bastante rapidez. Não deixe de conferir essas opções!
Dica: Como adaptar sua farmácia aos novos hábitos de consumo
Uma maneira de inovar no atendimento ao público é usando Anexth. Essa plataforma aproxima médicos, farmácias e clientes de um jeito supersimples.
Por meio do app, sua empresa oferece uma experiência personalizada inclusive a quem mora longe. Há salas virtuais para atendimento por videochamada, onde o consumidor tira dúvidas com o farmacêutico, faz cotações de produtos em tempo real e finaliza a compra com apenas um clique.
Também dá para compartilhar a prescrição digital. Anexth tem um portal exclusivo para você consultar e dispensar medicamentos de forma ágil, prática e segura, conforme as orientações dos órgãos competentes.
Quer saber mais? Então acesse o site e veja como é fácil garantir a transformação digital de sua farmácia.
Categorias: Farmácias