Farmácias

3 dicas para atrair o consumidor digital de farmácias

3 dicas para atrair o consumidor digital de farmácias

Três em cada quatro brasileiros acessam a internet. E muitos deles também fazem compras pela rede. Portanto, atrair o consumidor digital à sua farmácia não é apenas uma tendência de mercado. Trata-se de uma necessidade para a sobrevivência do negócio nos próximos anos.

Se você ainda não fez a transição para o e-commerce, siga conosco. Vamos dar dicas de como sua empresa pode se atualizar.

Um novo tipo de consumidor

Dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, o levantamento mais importante do país sobre acesso a tecnologias de comunicação, mostram que 134 milhões de brasileiros estão na internet. A troca de mensagens e o uso de redes sociais são os hábitos mais comuns. Porém, uma expressiva parcela, de 39%, dessa população também adere ao comércio eletrônico.

Isso significa que mais de 52 milhões de pessoas já compraram algum produto por meio on-line. E essa prática disparou durante a pandemia de Covid-19.

Isolados em casa, muitos indivíduos recorreram ao e-commerce pela primeira vez. A comodidade, a diversidade de opções e os preços mais em conta são alguns dos motivos para aderir a essa alternativa, segundo estudo da consultoria NZN Intelligence divulgado ainda em 2019. Portanto, podemos dizer que a digitalização do comércio é um caminho sem retorno.

Dica: Como adaptar sua farmácia aos novos hábitos de consumo

3 dicas para atrair o consumidor digital

Diante desse cenário, sua farmácia precisa se adaptar aos novos tempos para manter uma base fiel de clientes. Confira três maneiras de fazer isso:

1. Use uma plataforma de e-commerce

Até mesmo as lojas físicas precisam manter presença on-line. Essa é uma forma de conquistar os consumidores que, por um motivo ou outro, não estão saindo de casa para fazer compras.

Parece complicado? Bem, você não precisa desenvolver um site próprio. Existem plataformas como a Anexth que oferecem a opção de balcão virtual. Ou seja, o cliente faz uma videochamada e conversa com a equipe de vendas, podendo tirar dúvidas sobre medicamentos e fazer cotação da cesta de produtos em tempo real. O serviço de geolocalização atrai clientes que estão próximos ao ponto de venda, facilitando a logística e o tempo de entrega.

A plataforma ainda permite que o usuário consulte o catálogo através da vitrine digital, com liberdade para escolher entre várias opções de preços e produtos. Ao final, ele pode decidir pela forma de pagamento, que pode ser pelo próprio app ou na hora da entrega.

Clique no banner abaixo para conhecer todas as vantagens que Anexth oferece para as farmácias cadastradas:

2. Recorra à automação de marketing

As ferramentas de marketing digital também são uma excelente opção para divulgar seu negócio. E o melhor: gastando pouco.

Essa tecnologia permite atingir um público-alvo específico. Por exemplo, com base no histórico de compras da pessoa, você pode direcionar ofertas personalizadas a ela.

Ainda, dá para escolher quem visualiza um anúncio com base nos dados pessoais do público – idade, gênero, localização geográfica, etc. Assim a publicidade se torna muito mais certeira, elevando as chances de conversão.

3. Monte uma newsletter

Pegando carona na ideia de automatizar o marketing, experimente montar uma newsletter para divulgar as novidades da farmácia. O conteúdo pode ser enviado a cada 15 dias, por e-mail, para a clientela cadastrada.

Essa é uma estratégia diferente dos anúncios em sites e redes sociais. O objetivo, aqui, é aprofundar as informações sobre os produtos: para que servem, quem deve usar e, claro, como adquiri-los. O envio de mensagens periódicas ajuda a estreitar vínculos com a audiência.

Dica: 3 motivos para sua farmácia utilizar Anexth

E então, vamos testar algumas táticas para atrair o consumidor digital à sua farmácia? Acesse o site da Anexth e veja como podemos contribuir. A plataforma oferece uma experiência diferenciada, com um portal exclusivo para dispensar medicamentos das prescrições digitais. Aproveite!

Categorias: Farmácias