Paciente

Consulta on-line: tire suas dúvidas

Consulta on-line: tire suas dúvidas

Você já usa a internet para conversar com os amigos e fazer compras. Que tal também aproveitar a tecnologia numa consulta on-line? Essa modalidade de atendimento médico vem se popularizando aqui no Brasil. Apesar da distância física entre paciente e profissional de saúde, pode ser uma ótima maneira de levar um serviço de qualidade a quem precisa. Saiba os detalhes a seguir e tire suas dúvidas!

O que é a consulta on-line?

A consulta on-line funciona como um atendimento clínico tradicional. A diferença é que, em vez de você ir ao consultório, o consultório chega até você. Isso porque a conversa ocorre por videochamada.

A modalidade remota, denominada teleconsulta, é uma das manifestações possíveis da telemedicina, que ainda engloba diagnósticos e até cirurgias a distância. 

Vale lembrar que o exercício dessa modalidade está previsto desde 2002 pelo Conselho Federal de Medicina, na Resolução nº 1.643. Já a Lei Federal nº 13.989/2020 autoriza o uso da telemedicina, em caráter emergencial, durante a crise ocasionada pela Covid-19.

Dica: Telemedicina: O que é e como funciona

Como funciona a consulta on-line?

A teleconsulta consiste numa conversa entre médico e paciente. Você pode, por exemplo, buscar ajuda quando estiver sentido algo estranho no corpo. Pela descrição dos sintomas, o profissional conseguirá dar um primeiro diagnóstico, prescrever medicamentos ou encaminhar seu caso para exames mais detalhados.

Essa alternativa também funciona para acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Muitas vezes elas demandam visitas regulares ao consultório apenas para renovar a receita dos remédios de uso contínuo.

Porém, é possível recorrer à consulta on-line até mesmo quando o quadro exige um olhar mais atento. Dá para fazer exames laboratoriais ou radiológicos numa clínica na sua região. Depois, o material é enviado para o especialista, que consegue avaliar os resultados mesmo estando a quilômetros de distância.

Quais são as vantagens da teleconsulta?

A principal vantagem de uma consulta on-line está, justamente, no acesso a especialistas em qualquer lugar do mundo. Você tem a oportunidade de ser atendido pelos melhores nomes da área sem sair de casa.

Além disso, tem a conveniência: nada de encarar trânsito até o consultório nem de aguardar na fila. Nestes tempos de pandemia, em que o distanciamento social é uma importante arma contra o contágio, não tem por que se expor na rua sem necessidade, né?

Para completar, a tecnologia torna a consulta médica mais ágil. Com o repositório de informações de saúde, todo o seu histórico de doenças, tratamentos e uso de medicações fica registrado em um local digital. Assim qualquer profissional consegue compreender seu caso e dar seguimento aos protocolos.

Dica: Como escolher um bom médico on-line?

Como escolher uma plataforma para consulta on-line?

A plataforma para consulta on-line deve ser, antes de tudo, segura. Ela precisa garantir a privacidade de suas informações de saúde – prescrições, exames, laudos, etc.

Outro ponto importante é a facilidade de uso do ambiente digital. Agendar e realizar atendimentos por videochamada tem que ser tão simples quanto mandar uma mensagem para os amigos ou comprar um produto num site de vendas.

Quer uma dica? Experimente Anexth. O app conecta você aos seus médicos de confiança de um jeito rápido e seguro.

Depois da teleconsulta, a plataforma ainda permite realizar busca inteligente dos produtos, buscando por geolocalização, proporcionando a praticidade da farmácia digital. Você pode tirar dúvidas com o farmacêutico por vídeo e finalizar as compras com um só clique. Acesse o site e saiba mais!

Categorias: Paciente