Médicos

Como escolher uma plataforma de telemedicina

Como escolher uma plataforma de telemedicina

O atendimento remoto em consultas médicas já é uma realidade no Brasil. Ainda assim, muitos profissionais de saúde têm dificuldade ao escolher a plataforma para telemedicina.

Você também está com dúvidas? Então siga conosco. Hoje vamos listar os critérios mais importantes para balizar a sua decisão.

Fatores de escolha para a plataforma de telemedicina

O objetivo da teleconsulta é facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento médico. Isso vale para pessoas que vivam em áreas remotas, que tenham dificuldade de locomoção ou mesmo que prefiram permanecer em casa para se proteger da Covid-19.

Ocorre que a tecnologia, embora encurte distâncias, por vezes se torna um obstáculo. A comunicação fica comprometida devido às falhas de conexão, ou mesmo à falta de familiaridade com o sistema digital.

Por isso, você deve adotar uma solução capaz de oferecer uma experiência de qualidade, tanto para o médico quanto para quem está do outro lado da tela. E nesse ponto é preciso avaliar os seguintes fatores:

É seguro atender pacientes dessa forma?

A plataforma para telemedicina deve operar com criptografia, senha e outros recursos de segurança. Essa medida impede o vazamento de dados sensíveis, como os documentos e até o prontuário da pessoa que está sendo atendida. Verifique se o software conta com métodos de proteção.

Quais funções a plataforma oferece?

Teleconsulta vai muito além de uma videochamada. O ambiente on-line pode oferecer ferramentas para otimizar o atendimento remoto. Alguns exemplos são o prontuário digital, a área de agendamento de horários e a prescrição eletrônica, que envia a receita ao paciente via mensagem de celular.

Como é a navegabilidade no ambiente digital?

Uma plataforma para telemedicina deve ser estável e ágil. Imagine o tempo perdido, caso o programa trave a todo instante porque é pesado demais para o seu dispositivo. Ou pior: e se a conexão cair no meio da conversa com o paciente? Comunicar-se nessas condições fica muito difícil.

plataforma de teleconsulta anexth

A plataforma para telemedicina é acessível a todos?

Lembre-se das pessoas que não têm o smartphone de última geração. As melhores soluções tecnológicas são aquelas que funcionam em diferentes aparelhos, independentemente do modelo ou da marca. Se o paciente tiver que instalar um app para ter acesso à plataforma, o programa precisa ser compatível com seu equipamento.

O serviço oferece suporte?

Por mais que a interface seja simples de usar, dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo sempre acontecem. Portanto, o serviço deve oferecer uma área de suporte com as perguntas mais frequentes. Um chat ao vivo com operadores também é uma saída excelente para resolver eventuais contratempos.

Anexth: a sua plataforma para telemedicina

Já deu para perceber que não adianta contar com o WhatsApp, certo? Em vez disso, use uma ferramenta desenhada especialmente para telemedicina. Ele vai disponibilizar muito mais recursos para incrementar o atendimento remoto.

Se você tem interesse em oferecer o melhor para seus pacientes, conheça Anexth. Trata-se de uma experiência totalmente digital, desde a consulta até a compra de medicamentos. A plataforma mantém um canal de atendimento exclusivo, além da ferramenta de prescrição digital com mais de 50 mil itens cadastrados. Acesse o site para saber os detalhes. A telemedicina nunca foi tão simples.

Categorias: Médicos